quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Livrarias de arte em Londres

Depois de umas semanas em Londres e de uns quilos extra na bagagem, aqui ficam algumas sugestões de livrarias de visita obrigatória para quem pensa lá ir.

A Charing Cross Road, em Soho, é uma rua recheada de livrarias, desde grandes superfícies generalistas como a Foyle’s (que alberga no ultimo andar a famosa e acolhedora Ray’s Jazz Shop), a livrarias mais pequenas e especializadas como a Murder One (livros policiais). Mas em Charing Cross, as que merecem especial atenção do Arteinad são duas: a Shipley e a Koening Books.


Koening Books

A pouco metros de distância uma da outra e aparentemente sem medo da concorrência, a Shipley e a Koening Books são ambas especializadas em livros de arte moderna e contemporânea, com grande variedade de temas e especial atenção para a criação gráfica. A Koening Books tem ainda uma outra loja, na Serpentine Gallery, uma das galerias dedicadas à fotografia mais visitadas de Londres, mesmo no centro de Kensignton Gardens.

Shipley

Também perto de Charing Cross, fica a Photographers' Gallery, cuja livraria especializada em fotografia é considerada a melhor de Londres. Não muito longe, em Covent Garden, vale a pena passar na Magma Books, que para além de livraria tem boas exposições temporárias e um óptimo site para compras online e divulgação cultural.

Na área da arquitectura e construção, a melhor mesmo é a
RIBA Bookshops, no Royal Institute of British Architects, em West End. Em Notting Hill, a livraria mais popular é sem dúvida a Travel Bookshop, sobretudo depois de ter sido cenário do filme “Notting Hill”, mas na mesma rua, em Blenhem Crescent, vale a pena visitar a Blenheim Books. Aqui encontram-se sobretudo livros de arquitectura, fotografia e interiores e uma curiosa secção sobre jardins.

Um pouco abaixo das expectativas fica a livraria do Design Museum que, apesar da bonita localização junto ao Tamisa e do pequeno café com esplanada, acaba por ser mais uma loja de objectos do que uma grande especialista em livros.

3 comentários:

Anónimo disse...

excelentes dicas, obrigado

Mira disse...

Adorei as dicas! Super úteis!

Daniela Santos disse...

Obrigada! Eu adorei estas livrarias e espero que as dicas tenham ajudado nas vossas pesquisas :)