sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Mucha: sedução, modernidade e utopia

Três palavras que resumem, e bem!, a obra de Alphonse Mucha (1860-1937), o artista checo considerado um dos pais da Art Nouveau, precursor do design gráfico e da moderna publicidade.

A mais completa exposição sobre Mucha, através da
Mucha Foundation, encontra-se agora em Barcelona (e pela primeira vez na Península Ibérica), na Caixa Forum, e pode ser visitada gratuitamente até 4 de Janeiro de 2009.

Esta exposição segue fielmente todo o percurso artístico de Mucha e tem em especial atenção os seus trabalhos gráficos em determinadas áreas. No Teatro, a transfiguração da realidade e a utilização da metrópole como cenário são os temas condutores. A sua interpretação de Beleza é apresentada através de vários cartazes e pinturas, onde a mulher é vista como musa e ícone, e a fotografia como uma arte.

As duas outras grandes áreas da exposição são reservadas ao Mistério e à Modernidade. Na primeira, o encontro entre o ideal e o sonho é elevado ao máximo na série de 11 pinturas "A Epopeia Eslava". Na segunda, o trabalho de Mucha é enquadrado na génese da publicidade (design, packaging e até merchandising) e a importância do seu estilo inovador na difusão do "estilo Mucha" que dura ainda hoje.

Foto: Embalagem para o champanhe Moët & Chandon, especial Cremant Imperial, por Alphonse Mucha (1899).

1 comentário:

Cello disse...

Hey whats up ,

I am creating a Graphic Novel and I made a blog documenting the process, i'll have artwork, sketches, ideas & more posted on there. I saw you were into graphic novels and thought you would like to be interested in following the blog. I need followers to build up a buzz and if you think the project looks cool, I would appreciate it.

You can find the blog here:
http://scorchcorner.blogspot.com

Let me know what you think! Thanks!

Cello