terça-feira, 18 de novembro de 2008

Os cartazes dos filmes pós-WWII

Este livro foi-me sugerido por email. O "Art of the Modern Movie Poster" é uma compilação ilustrada de mais de mil e quinhentos posters de filmes, do pós-Segunda Guerra Mundial, e que abrange 15 países. É sobretudo para os apreciadores de posters de cinema, designers e coleccionadores.

Os cartazes são organizados por país de origem e foram reunidos a partir da colecção da Posterati Gallery, em Nova Iorque, uma das maiores coleccionadoras de cartazes de cinema a nível internacional. Para além de uma boa compilação e amostra do cinema e da arte gráfica popular na era moderna, o "Art of the Modern Movie Poster" inclui trabalhos de alguns designers influentes como o polaco
Roman Cieślewicz, o italiano Ercole Brini, o alemão Hans Hillman e o americano Saul Bass.

Um dos aspectos provavelmente mais interessantes: ao longo do livro há momentos com comparações de posters do mesmo filme, representados por diferentes designers em vários países.

"Art of the Modern Movie Poster" é criado por Judith Salavetz e Spencer Drate, já conhecidos das edições de "Motion by Design" e de "Independent Movie Poster Book"; Sam Sarowitz, autor de "Translating Hollywood. The World of Movie Posters"; e de Dave Kehr, autor do "Italian Film Posters 1915-1965".

Sem comentários: