quarta-feira, 23 de maio de 2007

O filme que o Irão ainda não viu, mas já censurou

Um dos filmes mais apreciados e comentados neste Festival de Cannes, foi a longa-metragem "Persepolis", realizada pela iraniana Marjane Satrapi e pelo francês Vincent Paronnaud.

"Persepolis", relata a história de Marjane, aos oitos anos, que na Teerão de 1978 sonha ser uma salvadora do mundo. Com a instauração da República Islâmica e com o início dos tempos dos "comissários da revolução", que controlam tendências e comportamentos, e com o início da guerra contra o Iraque, os pais decidem enviá-la para a Áustria para a proteger. Aos catorze anos, e de regresso a Teerão, Marjane tem de enfrentar outras revoluções: a adolescência, o choque de culturas, a diferença, a liberdade, as mentalidades, o amor.

É um filme de animação, a preto e branco, que nos sensibiliza para alguns dos problemas contemporâneos, pelo olhar de Marjene e pelas situções insólitas, contadas de uma forma ligeira, por vezes cómica ou até mesmo caricatural.



"Persepolis" estreia em França a 27 Junho, nunca foi mostrado em público no Irão, embora já esteja censurado, e conta com a participação da actriz Catherine Deneuve na voz de Marjane. A longa-metragem é a adaptação para cinema de uma série de banda desenhada autobiográfica com o mesmo nome, de Marjane Satrapi, tendo sido recentemente comprada pela Sonic Pictures.

Algumas cenas de "Persepolis" (na versão original, francês):
Regresso do comissariado
Os amigos punk
Perguntas difíceis

Para acompanhar:
Blog de Marje Satrapi

Sem comentários: